Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

 

Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

Regulamento Rookie Tour

Rookie Tour JuveGolfe

 

REGULAMENTO

 

Nos termos da Regra 33-1, e sem prejuízo das Condições de Competição de Aplicação Permanente e Regras Locais, aprovadas pela Comissão de Campeonatos da FPG, é estabelecido o seguinte Regulamento:

 1. Definição

O Rookie Tour JuveGolfe é um Circuito criado para iniciar novos praticantes no jogo em campo em formato de iniciação à competição e faz parte integrante do Plano de Formação da Escola JuveGolfe.

2. Participação

O Rookie Tour é destinado aos sócios do clube JuveGolfe. No caso de, numa determinada prova, não existir um número suficiente de Seniores disponíveis, a Comissão Técnica poderá aceitar inscrições de praticantes não associados que cumpram os requisitos de Sénior.

São considerados Rookies para todo o Circuito os jogadores que na data de inscrição no Circuito cumpram os seguintes critérios:

·         Idade superior a 14 anos ou inferior se autorizado pelo Capitão do Clube

·         Prática de golfe inferior a 3 anos e Handicap superior ou igual a 30

São considerados Seniores para todo o Circuito os jogadores que na data de inscrição no Circuito cumpram os seguintes critérios:

·         Prática de golfe superior a 3 anos ou Handicap inferior a 30

3. Inscrições e Limite de Inscrições

As inscrições para o Circuito abrirão primeiro para os Seniores. Após as inscrições destes, poderão os Rookie inscrever-se sendo o número de vagas para estes determinado pelo número de inscritos Seniores.

As inscrições serão anuais, comprometendo-se os Seniores com a sua presença nos torneios do circuito previamente marcados, se solicitados para uma equipa pelos Rookies.

As inscrições poderão ser realizadas por e-mail para (competicao@juvegolfe.pt),  até dia 25 de Fevereiro para Seniores, e de dia 26 de Fevereiro a 4 de Março para Rookies.

 4. Valores de Inscrição

Os valores da inscrição serão divulgados no sítio de internet do Clube até quinze dias antes da realização de cada prova.

5. Modalidade de Jogo

As provas são jogadas no formato Stroke-Play, na variante de «Texas Scramble»:

• Cada equipa (Par) é constituída por um Rookie e um Sénior;

• Cada equipa joga duas bolas do ponto de partida (ordem de saída opcional entre os dois jogadores), optando pela melhor bola (no entendimento da equipa); É obrigatório o aproveitamento de um mínimo de cinco saídas do jogador Rookie numa volta de 9 buracos;

• Escolhida a melhor bola, os dois jogadores voltam a jogar duas bolas desse local, sendo a 1ª jogada tal como está pelo jogador que a jogou e a 2ª colocada à distância máxima de um cartão de resultados oficial da prova do local onde estava a 1ª, não mais perto do buraco. (Excepto se a 1ª bola jogada estiver no bunker, devendo nesse caso o local da 1ª bola ser reconstituído e a 2ª bola colocada nesse local.);

• O mesmo procedimento será repetido até chegarem ao green;

• A partir do momento em que escolhem uma bola que esteja no green (e não no ‘avant green’), jogam essa bola alternadamente, até acabarem o buraco, jogando primeiro o jogador cuja bola não foi escolhida. A bola escolhida não pode ser trocada por outra, incluindo a bola levantada, excepto quando as Regras o permitem;

• Se a bola que foi jogada no green voltar a sair do mesmo, os jogadores terão de continuar a jogar alternadamente, não tendo direito a jogar os dois;

• A violação destas regras corresponde à penalização de duas tacadas no buraco em que a violação ocorreu;

• A pontuação é a que corresponder à pontuação StrokePlay obtida pela equipa.

6. Constituição das equipas

As equipas serão constituídas por um Rookie e um Sénior, sendo este último escolhido pelo primeiro.

Após as inscrições para o Circuito será sorteada a ordem pela qual os Rookies poderão seleccionar os Seniores para o primeiro torneio. Se dois Rookies escolherem o mesmo Sénior para a primeira prova, terá prioridade o Rookie que se encontre mais acima na lista sorteada.

Para os restantes torneios, a ordem de escolha será atribuída pela classificação do torneio anterior, inversamente proporcional à classificação obtida. Se dois Rookies escolherem o mesmo Sénior numa prova, terá prioridade o Rookie cuja equipa se classificou pior no último torneio.

Os Rookies não poderão repetir o mesmo parceiro Sénior ao longo do Circuito anual.

7.  Handicaps

Cada equipa jogará com o handicap do seu elemento sénior, como factor de desempate.

8.  Regras

Aplicam-se as Regras aprovadas pelo R&A Rules Limited e as regras Locais estabelecidas pela Comissão Técnica e que serão divulgadas no dia do Torneio.

9. Horas de Saída

Serão divulgadas no sítio da internet do Clube até às 18:00 da Quinta-Feira anterior à competição.

Horas de Saída (nota à regra 6-3a): Na ausência de razões que justifiquem abolir a penalidade de desclassificação prevista na regra 33-7, se um jogador da equipa chegar ao seu ponto de partida, pronto para jogar, dentro de cinco minutos depois da sua hora de saída, será aplicada á sua equipa a penalidade de duas pancadas no primeiro buraco. A penalidade para um atraso superior a cinco minutos é a desclassificação.

10. Tees de Saída

Os pontos de partida serão os seguintes:

 - Homens e Juniores maiores de 15 anos (se completados antes da prova) - Marcas Amarelas;

- Juniores menores de 15 anos – Marcas Vermelhas

- Senhoras - Marcas Vermelhas

11. Ritmo de Jogo

Aplica-se a seguinte regra de Ritmo de Jogo:

Sempre que, no final do 9º buraco da volta, um grupo tenha ultrapassado o tempo de jogo de 2 (duas) horas e 15 (quinze) minutos e tenha iniciado esse buraco fora de posição, as duas equipas do grupo sofrerão uma penalização de 1 (uma) pancada cada.

Entende-se por "estar fora de posição" um grupo que chega ao tee dos 9º buraco depois do grupo anterior já ter abandonado o green desse mesmo buraco.

12. Empates

Em cada prova o desempate será feito por:

- Handicap de equipa mais baixo, seguido de melhores últimos 3 e 1 buracos do cartão;

Para o Circuito, o desempate será feito por:

- Melhor resultado (Stableford Net) obtido nas provas, seguido do segundo melhor e assim sucessivamente.

13. Classificação e Prémios

Ranking de 5 provas em formato Stableford Gross, com a classificação final a representar a soma dos 3 melhores resultados.

Serão atribuídos prémios às equipas 1ªs classificadas em cada prova e ao 1º classificado Rookie do Circuito e aos 5 Seniores que jogaram com este.

Os prémios serão entregues no final do ano.

 14. Resultados do Torneio - Torneio Encerrado

Considera-se que o resultado do Torneio foi oficialmente anunciado e o Torneio se encontra encerrado, quando a folha de resultados finais for colocada no painel reservado para esse efeito.

15. Reclamações de resultados

Os jogadores poderão reclamar os seus resultados junto da Comissão Técnica nas seguintes condições:

- Até 15 minutos após o encerramento do Torneio para efeitos da atribuição de prémios;

- Até dois dias após a afixação dos resultados no site do Clube, para efeitos da classificação final.

16. Penalidades

- Excepto quando o Regulamento estabeleça penalidade diferente, a violação de qualquer condição estabelecida implica a desclassificação do jogador.

- Os casos omissos no Regulamento serão decididos de forma definitiva pela Comissão Técnica.

17. Comissão Técnica

A Comissão Técnica reserva-se o direito de cancelar, ou suspender em qualquer altura, a competição, ou de alterar o seu formato ou número de buracos.

A Comissão Técnica é composta pelos seguintes associados:

- Albino Timóteo

- Armando Nunes

- Carlos Costa